terça-feira, 8 de novembro de 2011

ARTIGO: Blitz educativa no trânsito como forma de prevenção de acidentes

BLITZ EDUCATIVA: EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO COMO FORMA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES 
 
Wendel Fren Costa dos Anjos
(Acadêmico de Enfermagem do VIII período – Faculdade Ages; Licenciado em Educação Física – UNIT; Especialista em Educação Física Escolar – Faculdade Atlântico; Mestrando em Ciências da Educação – Universidade San Carlos)
Leonardo Barbato de Oliveira
(Acadêmico de Enfermagem do VIII período – Faculdade Ages)

RESUMO
O trauma é a principal causa de óbito nas primeiras quatro décadas de vida e representa um enorme e crescente desafio ao País em termos sociais e econômicos. Os acidentes de trânsito configuram um grande problema de saúde pública, que tem provocado forte impacto na morbidade e mortalidade da população não só brasileira, mas mundial. Assim, tornou-se necessário termos uma educação de trânsito com ênfase na Blitz Educativa, tanto para motoristas como para pedestres. A liga acadêmica do Trauma (LAT) das Finalidades do Art. 1, V, diz que “a LAT deverá promover ações educativas para a sociedade em geral com o objetivo a prevenção do trauma, na medida de suas limitações como entidade universitária”, diante disso, observou a necessidade diante de muitas discussões acerca da temática de executar ações educativas nas cidades circunvizinhas da Faculdade Ages para tentar contribuir com o número de ocorrências de trânsito, tendo em vista, que, o número de acidentes na BR e dentro das cidades aumentaram significativamente, onde, segundo o Departamento de Trânsito de Sergipe (DETRAN-SE) de Janeiro a agosto de 2011 de 1252 acidentes envolvendo veículos automotores obtivemos 52 vítimas fatais, 1.200 não fatais e 16 acidentes não cadastrados. Portanto, na busca de aprimoramentos teórico-práticos, é possível, sinalizar que é de fundamental importância promover a ação educativa sobre esta temática, tendo como premissa assistir a comunidade de acordo com a realidade local. O enfermeiro tem um papel importante como educador, atuando na prevenção e conseqüentemente diminuindo a incidência e a gravidade do trauma.
Palavras-Chave: Acidentes; Enfermeiro; Trauma; Vida.

INTRODUÇÃO
O trauma é a principal causa de óbito nas primeiras quatro décadas de vida e representa um enorme e crescente desafio ao País em termos sociais e econômicos. Os acidentes de trânsito configuram um grande problema de saúde pública, que tem provocado forte impacto na morbidade e mortalidade da população não só brasileira, mas mundial.
O aumento do número de veículos automotores trouxe conforto e rapidez na locomoção das pessoas e maior facilidade no transporte de mercadorias facilitando ainda mais a vida da população, mas, em contra partida, causou uma grande complexidade no trânsito, principalmente nas cidades de intenso movimento. A todo o momento assistimos nós noticiários mortes decorrentes por acidente de trânsito que muitas das vezes estão associadas à imprudência e negligência por parte dos condutores.
Assim, tornou-se necessário termos uma educação de trânsito com ênfase na Blitz Educativa, tanto para motoristas como para pedestres. Se um povo usa um meio tão avançado da civilização de hoje como os veículos automotores, deve ser civilizado o suficiente para usá-lo com segurança. Todos os anos o Detran (Departamento de Trânsito) de todos os estados fazem campanhas de educação junto aos pedestres e motoristas na Semana do Trânsito, assim como distribuem material informativo e realizam eventos sobre o assunto.
A liga acadêmica do Trauma (LAT) das Finalidades do Art. 1, V, diz que “a LAT deverá promover ações educativas para a sociedade em geral com o objetivo a prevenção do trauma, na medida de suas limitações como entidade universitária”, diante disso, observou a necessidade diante de muitas discussões acerca da temática de executar ações educativas nas cidades circunvizinhas da Faculdade Ages para tentar contribuir com o número de ocorrências de trânsito, tendo em vista, que, o número de acidentes na BR e dentro das cidades aumentaram significativamente, onde, segundo o Departamento de Trânsito de Sergipe (DETRAN-SE) de Janeiro a agosto de 2011 de 1252 acidentes envolvendo veículos automotores obtivemos 52 vítimas fatais, 1.200 não fatais e 16 acidentes não cadastrados.
Portanto, a prevenção deve ser direcionada como uma das soluções para evitar o trauma. O objetivo dos programas de prevenção é propiciar uma mudança no comportamento e no conhecimento da sociedade contemporânea e não apenas tomar medidas ocasionadas pelo acontecimento. A mudança das atitudes de um segmento da sociedade é sempre difícil, mas não uma utopia.
A morte decorrente de trauma é um grande problema de saúde no mundo inteiro resultando em várias mortes, a ampla variabilidade das causas de trauma representa inicialmente um grande obstáculo no estudo e na sua prevenção. Prevenir um trauma é até mesmo mais importante do que tratar um trauma. Quando o trauma é evitado, o paciente e sua família são poupados de sofrimento e diversos problemas biopsicossocial.
OBJETIVO GERAL
Promover uma Blitz Educativa para conscientização dos condutores no que se diz respeito à prevenção do trauma no trânsito.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Divulgar sobre a Semana Nacional de prevenção no trânsito;
Orientar os condutores sobre a importância do uso do cinto de segurança e do capacete;
Mostrar a gravidade do perigo da não manutenção dos veículos;
Elucidar os principais traumas ocorridos no trânsito.

METODOLOGIA
A Liga Acadêmica do Trauma da Faculdade AGES visando promover ações educativas para as comunidade locais, almeja através da Semana Nacional de Trânsito, a qual ocorrerá entre os dias 18 à 25 de setembro, promover uma “Blitz Educativa” para conscientizar a população quanto a importância do uso de cinto de segurança, uso de capacete, o quanto é perigoso a associação bebida alcoólica x direção, a importância da lei seca e sua eficácia no Departamento de Trânsito Brasileiro.
Assim, tendo como público alvo jovens e adultos os componentes da L.A.T. usarão de meios persuasivos para interagir com a comunidade.

RECURSOS MATERIAIS E HUMANOS
Para que obtenha-se êxito neste projeto, faz-se necessário o uso de tenda, mesa, cadeiras, faixas, caixa de som, microfone, folders, água e copos descartáveis, além dos integrantes da L.A.T. ,o professor responsável, Fernado Castagna e agentes de trânsito com o apoio da Polícia Militar.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Na busca de aprimoramentos teórico-práticos, é possível, sinalizar que é de fundamental importância promover a ação educativa sobre esta temática, tendo como premissa assistir a comunidade de acordo com a realidade local. O enfermeiro tem um papel importante como educador, atuando na prevenção e conseqüentemente diminuindo a incidência e a gravidade do trauma.


REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO




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