Revista Emergência, Edição 18, outubro/novembro, 2009.
AUTORES:
Aldir da Silva Junior - Mestrando em Enfermagem EEAN/UFRJ., professor Pós-Graduação Terapia Intensiva CEUCEL, Pós-Graduação Emergência EEAN/UFRJ. aldir_silva@yahoo.com.br
Maria José Coelho, D. Sc. - Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery - UFRJ, professora adjunta da EEAN/UFRJ, pesquisadora do CAPES zezecoelho@ufrj.br
RESUMO:
Este trabalho traz como objeto de estudo os primeiros socorros adotados em escolas de ensino médio e fundamental. Sua importância científica está em identificar junto aos professores a ocorrência de situações que envolvam primeiros socorros no ambiente de trabalho, a possível desqualificação profissional no oferecimento do suporte ao socorro, as estratégias para melhorar o atendimento prestado e enfatizar a conscientização dos alunos.
Por motivos históricos que envolvem misturas de raças e culturas, em nossa sociedade existem aspectos particulares no que diz respeito aos primeiros socorros. O povo brasileiro, em grande parte leigo nesse aspecto, utiliza nessas ocasiões o que se pode chamar de "crendices populares", significando que a influência da cultura prevalece, contribuindo para que, muitas vezes, haja um agravo no prognóstico de quem está sendo atendido.
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