segunda-feira, 16 de abril de 2012

NOÇÕES SOBRE SALVAMENTO AQUÁTICO

 

1. CONCEITO:

Compreende-se por salvamento aquático todas as operações realizadas em rios, lagoas, represas, mar, enchentes, piscinas e outros mananciais de água, visando à prevenção da integridade física de pessoas que se envolvam em ocorrências em que a água seja o agente causador de acidentes.

2. ACIDENTES NO MEIO LÍQUIDO:

Todo ser vivo é constituído de células ou por grupamentos de células, que se diferenciam, entre si, para formar diversos tecidos e esses tecidos sofrem adaptações para formar os órgãos.

Para manutenção da célula e também para garantir uma vida saudável, é necessário que o indivíduo apresente uma boa Função Cardiorrespiratória, a fim de que a célula seja abastecida com oxigênio e também para que dela seja retirado o Gás Carbônico.

SALVA-VIDAS

2.1. TIPOS DE ACIDENTE NO MEIO LÍQUIDO:

  • SÍNDROME DA IMERSÃO:

Também conhecida como hidrocussão ou choque térmico, ainda não tem suas causas totalmente explicadas, mas sabemos que ela causa uma arritmia cardíaca, devido a uma súbita exposição à água fria, podendo levar a uma Parada Cardiorrespiratória ( PCR) e consequente morte.

Este tipo de acidente pode ser evitado se antes de entrarmos na água molharmos o rosto. Nos casos de Síndrome de Imersão em que não houve afogamento, deve-se sempre monitorar os sinais vitais da vítima, pois ela pode entrar em colapso a qualquer momento, necessitando então de uma rápida intervenção do socorrista a fim de que sejam restabelecidas suas funções vitais (pulso e respiração).

  • HIPOTERMIA:

É a diminuição da temperatura corpórea devido à exposição a temperaturas acima ou abaixo do ponto de congelamento, podendo causar arritmia cardíaca, seguida de PCR, perda da consciência e consequente afogamento.

Uma vítima pode sofrer de congelamento caso seu corpo perca mais calor do que ele produz. Os casos de morte por hipotermia variam entre 20 a 85%.

Como sabemos, a temperatura média do corpo varia entre 36 e 37º C, o quadro de hipotermia inicia-se quando a temperatura do corpo cai abaixo dos 35º C, o que pode variar de organismo para organismo. O socorrista que irá atender vítimas desse tipo de acidente deverá, tão breve quanto possível, aquecer a vítima, conduzir ao PS e sempre monitorar os sinais vitais.

  • AFOGAMENTO:

Entende-se por afogamento a aspiração de líquido não corporal causando asfixia, o que pode se dar pela aspiração de água, causando um encharcamento dos alvéolos pulmonares, ou pelo espasmo da glote, que pode vir a fechar-se violentamente obstruindo a passagem do ar pelas vias aéreas, sendo que tais espasmos tão violentos são extremamente raros.

Apenas para conhecimento, em caso de anóxia, as células do coração podem resistir de 5 min até 01 hora, mas os neurônios, que são as células cerebrais, não resistem mais que 3 a 5 min.

REFERÊNCIA:

PMESP, Polícia Militar do Estado de São Paulo. Salvamento Aquático. (Coletânea de Manuais Técnicos de Bombeiros). Volume 9. São Paulo: 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATIVIDADES DE EXTENSÃO REALIZADAS PELA LIGA ACADÊMICA DO TRAUMA